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Como Criar uma Campanha de Pesquisa no Google Ads


 
 

 

 

 

Todos os dias milhares de buscas são realizadas no Google, por pessoas interessadas em comprar produtos e serviços.

 

Se o site da sua empresa aparecer no resultado de pesquisa, você tem grandes chances de receber visitas destas pessoas interessadas nos seus produtos / serviços.

 

É muito dificil conseguir um bom posicionamento organico para todas as palavras-chaves relacionadas aos nossos produtos, por isso, investir em anúncios na busca do Google é uma estratégia inteligente para se fazer ser encontrado pelas pessoas que buscam pelo seu produto.

 

Os anúncios na rede de pesquisa do Google são segmentados por:
 

  • Palavras-Chaves
  • Região Geográfica
  • Dias e Horários
  • Dispositivos

 

PALAVRAS CHAVES:

O primeiro passo para criar uma campanha de pesquisa no Google Ads é formar uma lista de palavras-chaves relacionadas com os seus produtos / serviços.

 

Utilize a ferramenta Keyword Planner para encontrar as melhores palavras chaves para exibir os seus anúncios. É preciso estar logado com alguma conta google para utilizar essa ferramenta.

 

Na hora de escolher suas palavras chaves, dê preferencia as palavras chaves compostas por duas ou mais palavras, pois elas normalmente tem uma taxa de conversão mais alta, por serem mais específicas.

 

Exemplo: Na imagem abaixo, as palavras que são compostas de apenas uma unica palavra, tem maior volume de buscas e menos conversões. Enquanto as palavras chaves compostas por mais palavras, tem um menor volume de buscas e uma taxa de conversão maior, por serem palavras-chaves mais específicas.

 

 

CORRESPONDENCIA DAS PALAVRAS-CHAVES

Eis um pequeno detalhe MUITO importante que faz TODA a diferença!

 

Ao incluir as palavras chaves na conta, você pode escolher três tipos de correspondência: 

 

AMPLA: Essa é a correpondência padrão do Google para as campanhas. Se você não estiver atendo a este detalhe, essa vai ser a correspondência utilizada na sua conta.

Eu não gosto desse tipo de correspondência, porque ela é MUITO abrangente e exibe o seu anúncio até mesmo para as palavras chaves que não fazem sentido nenhum para o seu negócio.

 

DE FRASE: Esse é o melhor tipo de correspondência na minha opinião. As palavras-chaves nesse tipo de correspondência devem ficar entre aspas e o Google irá exibir o seu anúncio, quando alguém buscar exatamente a sua palavra chave, aceitando que as pessoas incluam outras palavras antes ou depois da sua palavra chave.

 

EXATA: Esse tipo de correspondência limita bastante a exibição dos anúncios. Acredito que podem ser úteis quando o custo por clique da palavra chave é muito alto e você não quer correr o risco de pagar um clique por uma palavra chave que não é exatamente aquilo que você escolheu.

 

 

 

REGIÃO GEOGRÁFICA:

É muito importante definir bem qual é a região que você deseja exibir os seus anúnicos. A região pode ser definida escolhendo uma ou mais cidades, um ou mais estados ou até um raio de kilomestros ao redor de uma cidade.

 

Para quem tá começando a anunciar e tem pouca verba, acredito ser mais interessante trabalhar com uma região menor, normalmente mais próximo de você onde já está o seu público alvo.

 

A medida que você se sentir confiante, pode experimentar expandir a região de anúncio, e lógico, provavelmente será necessário aumentar o orçamento diário dos seus anúncios também, pois quanto maior a região, mais pessoas estarão pesquisando suas palavras-chaves, clicando nos seus anúncios e gastando o seu orçamento de anúncios.

 

 

DIAS E HORÁRIOS

Dependendo do seu negócio, talvez seja melhor anunciar somente em dias e horários comerciais, pois os usuários poderão clicar no seu anúncio e entrar em contato com você no momento que você está atendendo.

 

Para certos tipos de negócios, é interessante anunciar fora do horário comercial também, inclusive em finais de semana. 

 

É preciso avaliar! Para o seu negócio, qual os melhores dias e horários para anunciar ?

 

 

DISPOSITIVOS

Hoje em dia, praticamente 50% das pesquisas são feitas por smartphones, logo, é muito importante ter um site preparado para as receber visitas destes usuários.

 

 

A seguir vamos abordar alguns conceitos bem importantes de serem compreendidos para quem é anunciante no Google Ads:

 

 

ORÇAMENTO DIÁRIO: 

Você defini quanto você quer investir nos seus anúncios. O valor mínimo por dia é de R$ 5,00.

 

Minha recomendação sempre é você pensar quanto você quer investir por mês em anúncios no Google e divida esse valor pelo número de dias que você deseja anunciar.

 

Exemplo: Caso você queira investir R$ 300,00 por mês no google, e você quer anunciar todos os dias do mês, inclusive finais de semana. Faça a seguinda conta: R$ 300,00 / 30 dias.

 

O seu orçamento diário será de R$ 10,00 por dia.

 

CPC - CUSTO POR CLIQUE

A forma de pagamento dos anúncios é CUSTO POR CLIQUE, ou seja, você só paga, quando alguém clica no seu anúncio e visita o seu site.

 

 

CTR - FATOR DE QUALIDADE

A CTR é o percentual de vezes que o seu anúncio é exibido e é clicado.

 

Nem sempre quando as pessoas buscam a sua palavra chave, e o seu anúncio é exibido, as pessoas clicam no seu anúncio.

 

Quanto mais as pessoas clicam no seu anúncio, o google entende que o seu anúncio é aquilo que as pessoas estão buscando, então o Google começa a exibir mais o seu anúncio e posicionar melhor e inclusive, cobra um valor mais barato no Custo por Clique, como forma de bonificar os bons anunciantes.

 

Por isso é importante, escrever um bom anúncio que motive as pessoas a clicarem mais.

 

O Google chega a avaliar inclusive o tempo de navegação dos usuários após clicarem no seu anúncio, e também, em quantas páginas mais do seu site, estes usuários navegam.

 

Se o usuário clica no anúncio e logo fecha o site, o Google entende que os usuários não estão encontrando o que buscam e por isso, passa e exibir menos o seu anúncio.

 

Mas se por outro lado, o Google perceber que os usuários ficam bastante tempo navegando no seu site, navegando em mais páginas inclusive, após clicar no seu anúncio, ele entende que os usuários estão encontrando o que estão buscando e por isso passa a exbir mais os seus anúncios e cada vez em melhores posições.

 

 

A BUSCA DO GOOGLE É LEILÃO DE PALAVRAS-CHAVES

A exibição dos anúncios funciona como um leilão de palavras-chaves. Quando alguém busca uma palavra-chave no Google, ele verifica quais são os anunciantes para aquela palavra chave que oferece os melhores lances, então ele exibe os anúncios que oferecem o melhor custo por clique naquele momento.

 

É importante lembra que o Google não observa apenas o CUSTO POR CLIQUE oferecido, mas também o fator de QUALIDADE - CTR que falamos antes.

 

 

 

 

Agora que já vimos os conceitos básicos dos anúncios na rede de pesquisa do Google, vejamos como estruturar uma campanha:

 

Normalmente uma empresa cria uma campanha para divulgar os seus produtos / serviços.

 

No nível da CAMPANHA é definido:

 

  • Orçamento diário
  • Dias e Horários dos anúncios
  • Região Geográfica que os anúncios serão exibidos
  • Objetivo da Campanha
  • Estratégia de Lances

 

Dentro da Campanha, podemos criar vários GRUPOS DE ANÚNCIOS. Crie um GRUPO DE ANÚNCIO para cada produto / serviço.

 

Dentro de cada GRUPO DE ANÚNCIO teremos uma lista de palavra-chaves e no mínimo um anúncio relacionado a um produto específico.

 

 

 

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Autor(a): Theo Dondé


CEO - Agência Malvis

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